sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Cuscuz Marroquino Picante

Hoje teremos Cuscuz Marroquino Picante, é leve muito gostoso e versátil por combinar com legumes, carnes e peixes, sem contar que é um ótimo pra comer sozinho quando esta só com um pouquinho de fome ou como acompanhamento. Então bora pra cozinha.


Ingredientes:
1 xícara (chá) de cuscuz marroquino
1/2 pimentão amarelo
1/2 pimentão vermelho
50 gr de azeitona em rodelas finas
5 tomatinhos cereja
1 pepino japonês 
1 cenoura
Raspa de 1 limão siciliano
Suco de 1 limão siciliano
1 pimenta Habaneiro (Dedo de Moça ou de Cheiro)
Sal a gosto
Azeite a gosto


Modo de Preparo:

Para o Cuscuz: em um bowl coloque o cuscuz e complete com água já fervida (um dedo acima do cuscuz) e tampe com um prato para cozinhar, reserve.

Para os legumes e a pimenta: Corte o pepino ao meio retire as sementes com uma colher e corte em cubinhos, corte os tomatinhos ao meio e a pimenta bem picadinha (caso use a dedo de moça retire as sementes), corte os pimentões em tiras fininhas a cenoura em rodelas finas, reserve.

Finalização: Solte o cuscuz com um garfo, coloque o suco do limão siciliano misture um pouco e coloque os legumes com a azeitona as pimenta e as raspas de limão, tempere a gosto com sal e azeite prove e caso necessário acerte o sal, transfira para uma travessa bem bonita e sirva morno ou Gelado.

Dica: Você pode usar a criatividade com o Cuscuz Marroquino usando outros legumes como berinjela, abobrinha (não podia falta né rs...) cenoura ou ainda mais incrementar com peito de frango, camarões amêndoas em lascas e o que mais a sua criatividade quiser.

Obs: A pimenta Habanero é extremamente picante e bem mais forte que a Dedo de Moça, caso não goste de muita pimenta diminua a quantidade pela metade ou use uma Pimenta de Cheiro que é uma delicia e também fica ótima.


ENJOY :D

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Torta de Abobrinha e Linguiça especial

Ola tudo bem? Já que esta é a primeira postagem de 2014 desejo a você e aos seus um ano incrível cheio de conquistas, alegrias, muitas experiencias Gastronômicas, explosões de sabores e descobertas, e agora vamos ao que interessa. A receita de hoje e muito fácil, versátil e por ironia tem Abobrinha rs... amo e não consigo resistir a ela por mais que pareça sem graça acredite não é e junto com outros ingredientes fica ainda mais perfeita. Então bora pra cozinha :D

Ingredientes

5 ovos (jumbo)

1 Abobrinha grande

170g iogurte natural (1 pote)

240g de linguiça fininha (1 pacote)

50g de parmessão

1 colher de chá de Garam Masala* (opcional)

1 colher de sopa de Orégano (fresco ou 
desidratado) 

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto



Modo de preparo:

Linguiça: corte em rodelas pequenas e frite com um fio de azeite (não deixe fritar muito e eu uso a da Sadia) depois coloque em papel toalha para absorver a gordura, reserve. Abobrinha: rale a abobrinha no ralo grosso e retire o excesso de água (aperte com a mão), reserve. Ovos: em um bowl coloque os ovos e bata ate dobra de volume (caso os ovos não sejam muito grandes coloco mais um e se tiver com um pouquinho de precisa bata os ovos na batedeira rs...), junte a linguiça, a abobrinha mexa um pouco e coloque o iogurte (eu uso da Nestle) mexa novamente e coloque o Garam Masala em pó (da um toque diferente e bem gostoso ja ja explico o que é) o orégano, por fim o sal e a pimenta do reino a gosto, (só cuidado com o sal por que o parmesão vai por cima e ja é salgadinho) em um refratário que possa ir ao forno unte com um pouquinho de manteiga e coloque a mistura. Por fim rale o Parmesão e coloque por cima (pode usar o de saquinho também), em forno já pre aquecido deixe de 30 a 40min. em temperatura media (não deixe assar muito para não ressecar, para saber se esta bom após 30 minutos enfie uma faca se sair limpa esta pronto). Sirva com salada de sua preferencia é o casamento perfeito.

Dica: Caso não goste de linguiça substitua por cenoura cortada em cubos que também fica muito gostoso ou use sua criatividade e depois me conte.

*Garam Masala: (do hindi garam, "picante" e masala, "pasta") é uma mistura de especiarias moídas muito comum na culinária da Índia, sendo também encontrada nas culinárias de outros países do sul da Ásia. Pode ser usado simples ou em conjunto com outros temperos. O garam masala é forte, mas não picante como uma malagueta.
A composição do garam masala varia de região para região, havendo uma grande variedade por toda a Índia. Alguns dos ingredientes mais comuns são grãos de pimenta preta e branca, cravinho, louro, cominho preto, sementes de cominho, canela, cardamomo preto, castanho e verde, noz-moscada, anis e sementes de coentro. São usadas diversas combinações destes ingredientes nas variações regionais do garam masala , não sendo nenhuma delas considerada mais autêntica que a outra. Algumas das variações regionais misturam as especiarias com ervas, enquanto outras trituram as especiarias com água, vinagre ou outros líquidos, tais como o leite de coco, de forma a se obter uma pasta. Em algumas receitas, são também adicionados frutos secos, cebola ou alho. Os sabores podem ser misturados cuidadosamente de forma a se obter um efeito equilibrado, ou, em alguns casos, um dos sabores pode ser salientado num prato em que tal seja desejado. Normalmente, o garam masala é cozinhado antes de ser usado, de forma a melhor libertar os seus sabores e aromas. 
Fonte Wikipédia,  mais eu conheci esse tempero nos livros do Jamie Oliver e comprei no Mercadão de São Paulo e não me arrependo por que ele é ótimo.

Enjoy :D